Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia de Halacaridae (Acari: Prostigmata), referida a partir de evidências moleculares e da ultraestrutura dos espermatozóides

Processo: 05/03458-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Falavigna da Rocha
Beneficiário:Almir Rogério Pepato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácaros   Halacaridae   Meiofauna   Filogenia

Resumo

Os ácaros da família Halacaridae estão entre os componentes mais abundantes das comunidades de meiofauna e são um dos mais bem sucedidos táxons marinhos secundários quanto à diversidade de habitats e riqueza de espécies. Altos níveis de endemismo e a existência de vários gêneros e grupos de espécies bem definidos e com ampla distribuição tornam esse grupo uma possível ferramenta para inferências biogeográficas. Para isso, no entanto, faltam hipóteses filogenéticas bem sustentadas e um melhor conhecimento da diversidade do grupo. O presente projeto insere-se no esforço de preencher ambas as lacunas. Será feita a inferência da história filogenética da família, procurando-se resolver as relações entre os gêneros a partir de uma análise de evidência total, isto é, que combine na mesma análise dados morfológicos e moleculares. Entre os dados morfológicos dar-se-á ênfase aos oriundos da ultraestrutura dos espermatozoides dos ácaros. Embora apenas quatro halacarídeos tenham a morfologia de seus espermatozoides conhecidas, a informação existente quanto a esse aspecto trouxe interessantes indicações para a filogenia do grupo, levando à descoberta de caracteres bem definidos e de fácil determinação de sua homologia primária. Para a obtenção dos dados moleculares serão exploradas as sequências V4 do gene 18S e as regiões I e II do gene da Citocromo Oxidase I. Como objetivo secundário, pretende-se identificar e descrever as espécies utilizadas no projeto, em particular as pertencentes aos grupos de espécies e gêneros inéditos para o Brasil, que serão incluídos na análise. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEPATO, ALMIR R.; TIAGO, CLAUDIO G.; ROCHA, CARLOS E. F. Psammophilous halacarid mites (Trombidiformes, Halacaridae) from the North Coast of Sao Paulo State, Brazil. Zootaxa, n. 2823, p. 47-60, APR 18 2011. Citações Web of Science: 5.
PEPATO, ALMIR R.; DA ROCHA, CARLOS E. F.; DUNLOP, JASON A. Phylogenetic position of the acariform mites: sensitivity to homology assessment under total evidence. BMC Evolutionary Biology, v. 10, AUG 2 2010. Citações Web of Science: 77.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEPATO, Almir Rogério. Posição filogenética dos ácaros Actinotrichida (Chelicerata) e espermatologia comparada dos Halacaridae (Actionotrichida). 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.