Busca avançada
Ano de início
Entree

Regras gerais e racionalidade em hume.

Processo: 05/59848-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Joao Paulo Gomes Monteiro
Beneficiário:Andrea Cachel
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Naturalismo   Racionalidade   Imaginação   Razão

Resumo

Hume, no Tratado da Natureza Humana, afirma haver duas formas, de o hábito atuar na produção de inferências, a saber, conforme princípios regulares da imaginação ou de acordo com os princípios irregulares desta, formas que seriam conexas, respectivamente, ao juízo científico e ao juízo vulgar. Em decorrência, estipula determinadas regras gerais para marcar a atuação do hábito no primeiro modo, restringindo a ela o espaço da causa e efeito. A intenção deste trabalho é investigar o estatuto dessas regras, bem como as suas conseqüências quanto ao estabelecimento das fronteiras entre a razão e a imaginação, na filosofia humeana. Trata-se de questionar, inicialmente, qual é o parâmetro que permite uma separação, no juízos, entre operações regulares e irregulares da imaginação, considerando-se que Hume mostra não haver uma justificativa racional da relação de causa e efeito. Em contrapartida, pretende-se ponderar as noções de razão e imaginação resultantes desse critério, visto encontrar-se no âmbito do juízo - portanto no campo de aplicação da causa e efeito, cujo próprio fundamento entra em questão face à temática das regras gerais - a tarefa mais árdua no que tange à delimitação entre essas faculdades. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CACHEL, Andrea. Regras gerais e racionalidade em Hume. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.