Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial das comunidades Ephemeroptera haeckel, 1896 (Insecta) em riachos da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar, estado de São Paulo

Processo: 05/59778-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Claudio Gilberto Froehlich
Beneficiário:Ana Emilia Siegloch
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/10517-9 - Levantamento e biologia de Insecta e Oligochaeta aquáticos de sistemas lóticos do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Distribuição espacial   Ephemeroptera   Insetos aquáticos   Serra da Mantiqueira   Inventários de fauna

Resumo

O objetivo do projeto visa avaliar a distribuição espacial das comunidades de ninfas de Ephemeroptera em riachos de pequena ordem situados nas vertentes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar (Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleos Santa Virgínia e Picinguaba). Os demais objetivos são: i) inventariar a fauna de Ephemeroptera na Serra da Mantiqueira e na Serra do Mar; ii) avaliar a distribuição de ninfas abordando a escala espacial múltipla (variação entre meso-hábitats, riachos com fisionomias distintas, vertentes e entre as serras); iv) determinar a diversidade em cada riacho (diversidade a) e entre eles em cada fisionomia, vertente e nas serras (diversidade β); v) avaliar a influência de alguns descritores bióticos e abióticos sobre a fauna; vi) realizar associação entre ninfas e adultos. As coletas serão realizadas entre agosto de 2006 a setembro de 2007, sendo conduzida uma amostragem na estação seca nas quatro vertentes, em corredeiras e remansos de vários riachos de 1º e 2º ordem, utilizando amostrador de Surber. Para o inventário da fauna também serão amostrados riachos de tamanho médio e demais meso-hábitats, assim como, coleta de adultos. Os seguintes descritores ambientais serão coligidos: temperatura do ar e água; velocidade da corrente; vazão; largura e profundidade; precipitação, condutividade elétrica; oxigênio dissolvido; turbidez; pH; altitude; declividade; cobertura vegetal e ação antrópica. Para esclarecer dúvidas taxonômicas será estabelecida associação entre imaturos e adultos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIEGLOCH, ANA EMILIA; SURIANO, MARCIA; SPIES, MARCIA; FONSECA-GESSNER, ALAIDE. Effect of land use on mayfly assemblages structure in Neotropical headwater streams. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 86, n. 4, p. 1735-1747, DEC 2014. Citações Web of Science: 6.
SIEGLOCH, ANA EMILIA; FROEHLICH, CLAUDIO GILBERTO; SPIES, MARCIA REGINA. Diversity of Ephemeroptera (Insecta) of the Serra da Mantiqueira and Serra do Mar, southeastern Brazil. Revista Brasileira de Entomologia, v. 56, n. 4, p. 473-480, OCT-DEC 2012. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIEGLOCH, Ana Emilia. Estrutura espacial das comunidades de Ephemeroptera HAECKEL, 1896 (Insecta) em riachos da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar, Estado de São Paulo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.