Busca avançada
Ano de início
Entree

Baladas em cidade ademar: jovens e suas formas de lazer e de apropriacao do espaco urbano em um bairro da periferia da cidade.

Processo: 05/59150-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:José Guilherme Cantor Magnani
Beneficiário:Alexandre Barbosa Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jovens   Periferia   Sociabilidade   Espaço urbano   Lazer

Resumo

A periferia das grandes cidades brasileiras é, muitas vezes, apontada como um espaço de violência, precariedade e de homogeneidade, onde habitam as camadas mais pobres da população. Esta pesquisa pretende, no entanto, demonstrar como esta periferia pode se constituir de um espaço heterogêneo, cujos habitantes são oriundos de diversas classes sociais e possuem diversos estilos de vida. A partir da análise de determinados grupos juvenis do distrito de Cidade Ademar, periferia da região sul de São Paulo, tentar-se-á evidenciar como estes grupos se apropriam deste espaço da periferia, desenvolvendo práticas culturais e de lazer apesar de toda a narrativa sobre a violência nestes lugares. Assim, destacam-se, inclusive, as representações que se criam sobre a relação entre estes dois elementos, lazer e violência, pois em determinados momentos o lazer é tido como a solução para a violência, já em outros momentos, no entanto, atividades de lazer são canceladas na periferia, justamente por causa desta mesma violência. Dentro deste cenário, alguns grupos juvenis (hip hop, skatistas, pichadores, etc) encaram a periferia como um espaço positivo de sociabilidade em que determinadas relações recíprocas são valorizadas e percebidas como exclusivas destes espaços. A própria violência apontada como característica destes lugares é tida como fator de aprendizado para estes jovens. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Alexandre Barbosa. \"A maior zoeira\": experiências juvenis na periferia de São Paulo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.