Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de redes neurais pulsadas aplicados a atenção visual seletiva

Processo: 06/50572-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Roseli Aparecida Francelin Romero
Beneficiário:Marcos Gonçalves Quiles
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visão computacional

Resumo

As Redes Neurais Pulsadas têm fortemente atraído a atenção dos pesquisadores da área de redes neurais artificiais, pois tais redes possuem um apelo biológico maior quando comparada a redes neurais formadas por neurônios MCP. Este projeto de doutorado possui como propósito principal a exploração e o desenvolvimento de modelos de redes neurais pulsadas aplicados na construção de um sistema de atenção visual seletiva. Mais especificamente, este projeto investigará os avanços provenientes da neurociência aplicando-os no desenvolvimento de modelos neurais que sejam capazes de integrar, com um alto grau de plausibilidade biológica, tanto aspectos de processamento visual botton-up quanto informações provenientes de “camadas superiores” top-down. Assim, espera-se que tais modelos neurais sejam capazes de implementar, com um grande apelo biológico, um sistema de atenção visual seletiva. Este sistema de atenção seletiva, depois de validado, será integrado a outros sistemas de visão computacional e robótica em desenvolvimento pelo grupo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUILES, Marcos Gonçalves. Redes com dinâmica espaço-temporal e aplicações computacionais. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.