Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo da mudança de classe gramatical em unidades lexicais neológicas

Processo: 07/02473-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 15 de junho de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ieda Maria Alves
Beneficiário:Bruno Oliveira Maroneze
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lexicologia

Resumo

O presente projeto tem a intenção de analisar o fenômeno morfossintático da mudança de classe gramatical em formações neológicas contemporâneas (décadas de 1990 e 2000). Este fenômeno se processa, na língua portuguesa, de diversas maneiras, em especial a derivação sufixal, a derivação parassintética e a conversão. Pretende-se descrever as diferenças entre esses processos, bem como as diferenças de uso de cada sufixo empregado na mudança de classe via derivação. Como corpus desta pesquisa, será utilizada a Base de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo, constituída por unidades lexicais neológicas coletadas na imprensa a partir de 1993. O estudo de neologismos permitirá observar o emprego contemporâneo de tais processos, e características como a freqüência de emprego e novas conotações dos sufixos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARONEZE, Bruno Oliveira. Um estudo da mudança de classe gramatical em unidades lexicais neológicas. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.