Busca avançada
Ano de início
Entree

Implicacoes da amizade virtual nas novas formas de sociabilidade contemporaneas.

Processo: 05/60597-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Nelson da Silva Junior
Beneficiário:Livia Godinho Nery Gomes Azevedo
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Experimentação   Virtualidade   Semântica   Amizade   Alteridade

Resumo

O atual modelo capitalista de globalização contribui para o esvaziamento do espaço público e a fragilidade dos laços e parcerias. Com efeito, um debilitamento da capacidade criativa das pessoas pode ser a conseqüência de diversos dispositivos à medida que a subjetividade é fundamentalmente compreendida e investida na esfera individual e no âmbito da privacidade. A semântica da amizade, segundo nossa hipótese, pode trazer à tona sentidos e práticas relativos aos modos de subjetivação e convivialidade no contexto das políticas neoliberais. Nesse sentido, é fundamental investigar e discutir quais implicações do crescente advento das "amizades virtuais" nas novas formas de sociabilidade contemporânea. Buscaremos, nesta pesquisa, investigar as semânticas da amizade intrínsecas a essa atual virtualidade das refações, e verificar e discutir se os vínculos de amizade criados pelo ambiente virtual possibilitam a experimentação da qualidade política da amizade. O presente projeto pretende, portanto, analisar se as amizades virtuais contribuem com a fragilidade dos laços e parcerias, reforçando individualismo e o esmorecimento da solidariedade, ou favorecem uma ampliação das relações "agonísticas" de abertura e acolhimento da alteridade, produzindo uma nova ética na sociabilidade, impelida pela hospitalidade, cidadania e amizade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LÍVIA GODINHO NERY GOMES; NELSON DA SILVA JUNIOR. Experimentação política da amizade na internet. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. -, Ago. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Livia Godinho Nery Gomes. Implicações políticas das relações de amizades mediadas pela internet. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.