Busca avançada
Ano de início
Entree

Afinidades morfológicas intra extracontinentais dos paleoíndios de Lagoa Santa: uma nova abordagem

Processo: 05/52273-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 25 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Danilo Vicensotto Bernardo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01321-6 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica (III), AP.TEM
Assunto(s):Análise multivariada

Resumo

No presente projeto propõe-se a análise de afinidades biológicas através da comparação estatística multivariada dos dados craniométricos dos paleoindios de Lagoa Santa com outras séries esqueletais representativas de diversas regiões do mundo, testando, de forma complementar, as relações biológicas primeiramente observadas por Neves & Pucciarelli (1989). Se a proposta inicial de Neves e Pucciarelli, que sugere que a ocupação do Novo Mundo se deu a partir da chegada de dois componentes biológicos à América estiver correta, espera-se que seja observada, em termos extracontinentais, uma estreita relação biológica entre a população de Lagoa Santa e as populações australo-melanésicas e africanas representadas no novo banco de dados de amostras comparativas a ser explorado. Para a execução do trabalho proposto utilizar-se-ão as medidas craniométricas dos espécimes de Lagoa Santa (81 indivíduos) disponíveis no banco de dados do LEEH bem como a base de dados constituída pelo Prof. Hanihara, da Saga Medicai School, com medidas de amostras esqueletais representando 451 populações mundiais (272 masculinas e 179 femininas) de 19 grandes regiões geográficas, sendo 143 americanas (76 masculinas e 67 femininas). As afinidades biológicas entre as diversas séries representadas serão testadas através da utilização de métodos multivariados redutivos e distorsivos, que poderão ser aplicados tanto aos centróides (média) quanto aos indivíduos de cada amostra. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANILO VICENSOTTO BERNARDO. Afinidades morfológicas intra e extra-continentais dos paleoíndios de Lagoa Santa: uma nova abordagem. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.