Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de receptores dopaminergicos da area tegmental ventral e do nucleo basolateral da amigdala na aquisicao e na expressao do medo condicionado.

Processo: 06/50177-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Amanda Ribeiro de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/03705-0 - Neurobiologia do medo e do stress, AP.TEM
Assunto(s):Dopamina   Congelamento

Resumo

O aumento do reflexo de sobressalto na presença de um estímulo que tenha sido previamente pareado a choques nas patas é tomado como índice de medo e nomeado sobressalto potencializado pelo medo, O congelamento, interrupção de todos os movimentos observáveis exceto aqueles associados com a respiração, também tem sido utilizado como índice de medo em roedores. Um crescente número de evidências sugere a implicação de mecanismos dopaminérgicos em diferentes aspectos da memória afetiva, como sua formação, evocação e expressão. Em nosso trabalho de Mestrado, verificamos o envolvimento de mecanismos dopaminérgicos na aquisição e na expressão do medo condicionado à luz-CS com a administração intraperitoneal de agonistas e antagonistas dopaminérgicos. No entanto, os substratos neurais nos quais os mecanismos dopaminérgicos influenciam o medo, e por meio de quais receptores, ainda não estão esclarecido. O presente estudo visa, portanto, examinar o envolvimento dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 da área tegmental ventral e do núcleo basolateral da amígdala na aquisição e na expressão do medo condicionado à luz. Para isso, serão analisados os efeitos do antagonista D1, SCH 23390, do agonistas D1, SKF 38393, do antagonista D2, sulpiride, e do agonistas D2, quinpirole, no teste do sobressalto potencializado pelo medo e na medida de congelamento. A atividade motora dos animais também será avaliada no teste do campo aberto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Amanda Ribeiro de. Envolvimento de receptores dopaminérgicos da área tegmental ventral e do complexo basolateral da amígdala na aquisição e na expressão do medo condicionado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.