Busca avançada
Ano de início
Entree

Estatística de ordem superior para ambientes generalizados do canal sem fio

Processo: 05/59259-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Daniel Benevides da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Wireless

Resumo

Em comunicações sem fio, um grande número de fatores afeta diretamente a qualidade do sinal recebido. A intensidade do sinal sofre frequentes flutuações, ora proporcionando um sinal de boa qualidade, ora degradando o sinal. Torna-se portanto necessária uma caracterização mais precisa do mesmo, de forma que se possa ter uma melhor previsão de como será o comportamento do sinal quando sujeito a determinadas condições de propagação. O primeiro propósito deste projeto é prover uma caracterização estatística profunda e detalhada dos modelos de desvanecimento $\eta-\mu$, $\kappa-\mu$ e $\alpha-\mu$, incluindo modelo de fase e estatísticas de ordem superior para envoltória e fase em ambiente com e sem diversidade. Os resultados obtidos serão validados reduzindo-os para alguns casos particulares nos quais as soluções são conhecidas, e, por meio de simulação, para os casos mais gerais. Um segundo propósito é obter expressões gerais e exatas para a taxa de cruzamento de nível e duração média de desvanecimento para os diversos modelos de desvanecimento (Hoyt, Weibull, Rice, Nakagami-\emph{m}) existentes na literatura. Nesta análise, considerar-se-á diversidade multi-ramos e os canais correlacionados, desbalanceados e não-idênticos. Com um intuito de validar as expressões obtidas, um simulador também será desenvolvido. Outra finalidade do projeto é dar uma continuidade na caracterização estática e dinâmica da fase do sinal Nakagami-\emph{m}. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, DANIEL B.; YACOUB, MICHEL D.; SANTOS FILHO, J. C. S. General Exact and Accurate Approximate Formulations for the Crossing Rates of Multibranch Diversity Receivers over Non-Identical Correlated Weibull Channels. IEEE TRANSACTIONS ON WIRELESS COMMUNICATIONS, v. 8, n. 3, p. 1188-1193, MAR 2009. Citações Web of Science: 2.
BENEVIDES DA COSTA, DANIEL; DAOUD YACOUB, MICHEL; SILVEIRA SANTOS FILHO, JOSE CANDIDO. Highly accurate closed-form approximations to the sum of alpha-mu variates and applications. IEEE TRANSACTIONS ON WIRELESS COMMUNICATIONS, v. 7, n. 9, p. 3301-3306, SEP 2008. Citações Web of Science: 23.
DA COSTA‚ D.B.; YACOUB‚ MD. Dual-hop transmissions with semi-blind relays over Nakagami-m fading channels. ELECTRONICS LETTERS, v. 44, n. 3, p. 214-216, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Daniel Benevides da. Contribuições teoricas para ambientes generalizados do canal sem fio. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.