Busca avançada
Ano de início
Entree

Mineracao e visualizacao de grandes volumes de dados temporais.

Processo: 05/52922-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Aretha Barbosa Alencar
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visualização de informação

Resumo

Técnicas de Visualização Exploratória acopladas a estratégias de interação podem ser muito úteis para apoiar processos de descoberta de conhecimento a partir de dados. No entanto essas técnicas podem se tornar ineficientes quando estamos tratando grandes volumes de dados. Devido a grande quantidade de elementos de dados podem surgir problemas de, por exemplo, oclusão visual. Neste projeto ê proposto o desenvolvimento de uma técnica de agregação dinâmica, que possa ser aplicada a grandes conjuntos de dados que estão em constante crescimento. Essa técnica irá auxiliar o usuário na extração de conhecimento dos dados. Permitindo o descobrimento de padrões, por exemplo, que antes estavam ocultos. A técnica proposta será implementada de maneira a integrar o InfoVis, uma plataforma de software extensível que disponibiliza múltiplas técnicas de visualização exploratória, em desenvolvimento no ICMC-USP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALENCAR, Aretha Barbosa. Mineração e visualização de coleções de séries temporais. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.