Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e análise de controle híbrido preditivo por lógica fuzzy de processos de polimerização

Processo: 05/59170-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Nádson Murilo Nascimento Lima
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de controladores híbridos multivariáveis lineares e não lineares, compostos por modelo nebuloso, controle nebuloso e controle preditivo do tipo DMC, aplicados para processos de polimerização. Será utilizado como ponto de partida o controlador híbrido linear fuzzy-preditivo aplicado para sistemas SISO, desenvolvido por Lima (2005-processo Fapesp 03/12360-0) em sua tese de mestrado. Um controlador preditivo adaptativo multivariável também será desenvolvido de forma a ser estudado o comportamento do sistema de controle frente a mudanças ocorridas no processo, desconhecidas no momento de projeto do controlador. Serão utilizados como base dois casos de estudo de copolimerização (um processo da literatura e outro industrial). Cada um dos processos apresenta um comportamento dinâmico altamente complexo, dificultando assim o desenvolvimento de controladores baseados em modelos convencionais. A partir dos modelos matemáticos determinísticos, e através de um estudo dinâmico de suas variáveis, a modelagem fuzzy será desenvolvida e, depois, integrada ao controle fuzzy. A próxima etapa será o interfaceamento da modelagem e controle fuzzy com o controle preditivo. As estratégias dessas interfaces, entre as partes do controlador, serão investigadas e aplicadas para o desenvolvimento do controlador híbrido. Por fim, os controladores desenvolvidos terão os seus desempenhos comparados entre si, e com o controlador preditivo DMC convencional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Nádson Murilo Nascimento. Desenvolvimento e análise de controle híbrido preditivo por lógica fuzzy de processos de polimerização. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.