Busca avançada
Ano de início
Entree

Profundidade de polimerizacao de cimentos resinosos utilizados na cimentacao de pinos translucidos e sua influencia sobre a resistencia adesiva antes e apos ciclagem mecanica.

Processo: 05/59230-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bottino
Beneficiário:Graziela Avila Galhano Logar
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia Raman   Grau de conversão   Adesivos dentinários   Resistência de união (odontologia)   Ciclagem mecânica

Resumo

Este estudo avaliará a profundidade de polimerização de cimentos resinosos utilizados na cimentação de pinos translúcidos e sua influencia sobre a resistência adesiva antes e após ciclagem mecânica. Serão cimentados 80 pinos translúcidos em dentina radicular com a utilização de três tipos de cimentos resinosos: 20 pinos serão cimentados com um cimento fetopolimezação, 20 com um cimento químico e 40 com um cimento com polimerização dual. Destes últimos, 20 serão fotopolimerizados conforme indicação do fabricante e 20 não serão ativados por luz para que haja apenas a polimerização química. Após a cimentação, 10 dentes de cada grupo serão submetidos à ciclagem mecânica (2.000.000 de ciclos mecânicos com carga de 37,5N a uma freqüência de 8Hz. Em seguida, os dentes serão seccionados perpendicularmente ao longo eixo do dente, gerando fatias de 2mm. Estas serão divididas em regiões (cervical, média e apical) e submetidas à análise Ramman para avaliação do grau de conversão e a analise de resistência adesiva através do ensaio de push-out. Os dados obtidos serão tabulados e será realizado tratamento estatístico pertinente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOGAR, Graziela Avila Galhano. Profundidade de polimerização de cimentos resinosos utilizados na cimentação de pinos translúcidos e sua influência sobre a resistência adesiva antes e após ciclagem mecânica. 2008. 120 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de São José dos Campos). São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.