Busca avançada
Ano de início
Entree

Nordestinos e nordestinas na mídia: um estudo sobre a violência na linguagem e a construção de identidades

Processo: 05/59907-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Kanavillil Rajagopalan
Beneficiário:Daniel Do Nascimento e Silva
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade cultural   Identidade linguística   Nordeste   Nordestinos   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atos De Fala | Identidade | Nordeste | Violencia Linguistica

Resumo

A violência na linguagem, como questão teórica, está presente desde a descoberta de Freud, na virada do século passado, de que as palavras podem ferir, machucar, paralisar. Atualmente, nas ciências cognitivas e na filosofia, postula-se, por exemplo, que há correlação entre a sensação física da dor e a ofensa: entende-se, por um lado, que um dos modos de conceitualizamos ofensa verbal é por meio da experiência da dor física, o que é motivado por nossa experiência com o próprio corpo e o mundo (Grady, 1997); por outro lado, existem palavras, que, ao serem proferidas, ameaçam o bem-estar físico do corpo (Butier, 1997). O presente projeto aborda, então, o problema da violência na linguagem a partir da investigação de usos lingüísticos na mídia impressa e digital que descrevem os nordestinos, suas práticas e sua territorialidade. Trata-se de uma proposta de leitura crítica, informada por princípios teórico-metodológicos da pragmática lingüística, de forma a delinear o funcionamento da violência lingüística contra nordestinos na mídia e a dimensão performativa desses usos violentos. Inicialmente, levanta-se a hipótese de que a identidade do sujeito designado violentamente não preexiste ao ato de designar; ela existe na história de sua própria exibição, face ao outro e à repetição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Daniel Do Nascimento e. Pragmatica da violencia: o Nordeste na midia brasileira. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.