Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da progressao tumoral e perfil de expressao de citocinas em modelos tumorais associados ao hpv-16 em camundongos.

Processo: 05/59756-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ana Paula Lepique
Beneficiário:Aline Do Nascimento Bolpet
Instituição-sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Infecções por Papillomavirus   Progressão tumoral

Resumo

A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) é o principal fator de risco para o desenvolvimento do carcinoma de colo do útero, e pode ser resultado de uma resposta imunológica deficiente. O estudo de tumores associados ao HPV em modelos animais utilizando células que expressam diferentes proteínas de HPV-16 pode contribuir para melhor elucidar o papel destas proteínas na geração da resposta imune contra estas lesões. Além disso, fatores envolvidos no processo inflamatório, que freqüentemente está associado ao desenvolvimento de neoplasias, incluem a presença de citocinas e quimiocinas produzidas por linfócitos T CD4+ e por células da imunidade inata, como macrófagos, neutrófilos e células NK, no entanto, ainda pouco se sabe sobre o papel destas moléculas no desenvolvimento de lesões associadas ao HPV. A expressão de proteínas virais pode influenciar a ação de citocinas diante do desenvolvimento de tumores que expressam o genoma completo do HPV-16 (células C3) e tumores que expressam apenas as proteínas oncogênicas E6 e E7 de HPV-16 (células TC-1), sendo o objetivo geral deste trabalho comparar a resposta imune diante destes dois modelos tumorais. A análise do perfil de citocinas expressas em ambos modelos irá contribuir para o entendimento do papel destas moléculas na progressão destes tumores. Estes resultados podem dar suporte ao desenvolvimento de imunoterapias mais apropriadas para controlar e/ou eliminar tumores associados ao HPV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOLPETTI, ALINE; SILVA, JOAO S.; VILLA, LUISA L.; LEPIQUE, ANA PAULA. Interleukin-10 production by tumor infiltrating macrophages plays a role in Human Papillomavirus 16 tumor growth. BMC IMMUNOLOGY, v. 11, JUN 7 2010. Citações Web of Science: 47.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.