Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos bioecológicos de Tamarixia radiata (Waterston) (Hymenoptera: Eulophidae) para o controle de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae)

Processo: 05/59769-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Roberto Postali Parra
Beneficiário:Mariuxi Lorena Gómez Torrez
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14215-0 - Bioecologia e estabelecimento de estratégias de controle de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae), vetor da bactéria causadora do "Greening" nos citros, AP.TEM
Assunto(s):Controle biológico   Diaphorina citri

Resumo

Em 2004 foi detectada em pomares cítricos do estado de São Paulo, a bactéria Candidatus Liberibacter spp., causadora do "greening". A combinação da presença do psilideo vetor, Diaphorina citri, e do patógeno nas áreas citricolas é um fator limitante à de produção. O parasitóide Tamarixia radiata constitui-se no principal agente de controle biológico de D. citri. O sucesso das liberações T. radiata tem sido relatada em vários países, pois estes parasitóides apresentam altas taxas de parasitismo, bem como uma alta capacidade de dispersão e estabelecimento em campo. Desta forma, o presente projeto tem por objetivo estudar a bioecologia de T. radiata e sua interação com a praga, D. citri, mediante o levantamento e seleção de populações deste parasitóide, estudos de biologia, comportamento, técnicas de criação e liberação, assim como a avaliação do parasitismo visando, desta maneira, a utilização deste agente de controle como uma tática dentre as medidas que serão aplicadas para o controle da doença. Assim, os objetivos do presente estudo são: a) estudar a biologia de T. radiata em condições de laboratório; b) avaliar os fatores que influenciam a capacidade de parasitismo de T. radiata; c) realizar o levantamento populacional de T. radiata em pomares citricos do estado de São Paulo; d) caracterizar populações de T. radiata provenientes das 5 regiões do estado de São Paulo; e) estabelecer a capacidade de dispersão de T. radiata; f) desenvolver a técnica de liberação de T. radiata em pomares citricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMEZ-TORRES, MARIUXI LORENA; NAVA, DORI EDSON; POSTALI PARRA, JOSE ROBERTO. Thermal hygrometric requirements for the rearing and release of Tamarixia radiata (Waterston) (Hymenoptera, Eulophidae). Revista Brasileira de Entomologia, v. 58, n. 3, p. 291-295, JUL-SEP 2014. Citações Web of Science: 5.
GOMEZ-TORRES, MARIUXI LORENA; NAVA, DORI EDSON; POSTALI PARRA, JOSE ROBERTO. Life Table of Tamarixia radiata (Hymenoptera: Eulophidae) on Diaphorina citri (Hemiptera: Psyllidae) at Different Temperatures. Journal of Economic Entomology, v. 105, n. 2, p. 338-343, APR 2012. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.