Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao fonte/dreno de fotoassimilados em plantas de milho sob diferentes densidades populacionais.

Processo: 05/60663-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Jairo Osvaldo Cazetta
Beneficiário:Marcos Donizeti Revoredo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Produtividade   Milho   Enzimas   Carboidratos   Densidade populacional

Resumo

A alteração no número de plantas por unidade de área afeta o desempenho das plantas. Este recurso é bastante estudado por meio de experimentos de campo que determinam a densidade ótima para a máxima produtividade para cada genótipo. Entretanto, pouca ênfase tem sido dada à caracterização das alterações fenológicas e fisiológicas das plantas em cada situação e estas informações seriam importantes na previsão do comportamento das plantas e, por isso, extremamente úteis para os melhoristas e fitotecnistas. Desta maneira este projeto tem por objetivo avaliar as alterações na relação entre a fonte e o dreno de fotoassimilados, estudando-se os processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem nas plantas durante a fase reprodutiva e seus reflexos nos fatores da produção e na produtividade destas plantas, quando submetidas a crescentes densidades populacionais. O experimento será conduzido em condições de campo na Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias - UNESP, Campus de Jaboticabal. Os tratamentos serão compostos por cinco densidades populacionais, a saber: 30.000, 45.000, 60.000, 75.000 e 90.000 plantas/ha, do híbrido AG 9010. As amostragens de plantas serão realizadas nos estádios fenológicos VT e R4, para as determinações físicas, químicas e bioquímicas. O delineamento experimental será o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas com 5 tratamentos (densidades populacionais) e 2 sub-tratamentos (épocas de amostragem), em 4 repetições. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REVOREDO, Marcos Donizeti. Aspectos metabólicos e nutricionais da planta e produtividade do milho em diferentes densidades populacionais. 2008. 88 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.