Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem espacial de dados geológicos, aerogeofísicos e SAR na identificação de áreas favoráveis a mineralizações na região de Anapu-Tuerê, Pará

Processo: 05/59368-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alvaro Penteado Crósta
Beneficiário:Cleyton de Carvalho Carneiro
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geotecnologias   Sensoriamento remoto

Resumo

A região Anapu-Tuerê está localizada na parte leste do Cráton Amazônico, a norte da Província Mineral de Carajás. O acesso aos afloramentos rochosos nessa região é limitado por fatores comuns na Amazônia, tais como a presença de vasta e densa cobertura vegetal e de espesso manto intempérico. O reconhecimento geológico da área, entretanto, é de fundamental importância aos trabalhos prospectivos. Nesse sentido, torna-se necessária a utilização de métodos indiretos de mapeamento, como o sensoriamento remoto e a aerogeofísica. Nos anos de 2004 e 2005 foram realizados aerolevantamentos de radar (Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM) e geofísica magnetométrica e gama espectrométrica (Serviço Geológico do Brasil - CPRM). O uso dessas ferramentas de forma individual e/ou combinada constitui uma base de dados eficaz e apropriada aos trabalhos prospectivos na Amazônia. Desta maneira, o projeto aqui proposto visa utilizar essas imagens de radar e esses dados aerogeofísicos associados às técnicas avançadas de processamento e interpretação de imagens. Com isso, torna-se possível a produção de mapas da favorabilidade à prospecção mineral de áreas dentro da região de Anapu-Tuerê. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO, CLEYTON DE CARVALHO; FRASER, STEPHEN JAMES; CROSTA, ALVARO PENTEADO; SILVA, ADALENE MOREIRA; DE MESQUITA BARROS, CARLOS EDUARDO. Semiautomated geologic mapping using self-organizing maps and airborne geophysics in the Brazilian Amazon. GEOPHYSICS, v. 77, n. 4, p. K17-K24, JUL-AUG 2012. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Cleyton de Carvalho. Modelagem espacial de dados aerogeofísicos e interpretação de imagens SAR aplicados ao mapeamento geológico e metalogenético da região central do Domínio Bacajá, Estado do Pará. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.