Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do Condicionamento Higrotérmico nas propriedades mecânicas de compósitos com aplicações aeronáuticas

Processo: 05/57015-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Edson Cocchieri Botelho
Beneficiário:Edson Cocchieri Botelho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/54358-7 - Influência do condicionamento higrotérmico nas propriedades mecânicas de compósitos com aplicações aeronáuticas, AP.JP
Assunto(s):Ensaios mecânicos

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos estruturais, tais como os híbridos e termoplásticos tem como uma de suas finalidades formar um conjunto de materiais que combine elevados valores de resistência mecânica e rigidez e baixa massa específica. Especificamente nos compósitos metal fibra (CHMF), o incremento nessas propriedades os torna particularmente atrativos como substituintes das ligas metálicas e dos compósitos termorrígidos convencionais, quando utilizados isoladamente em aplicações aeroespaciais. Em função da existência desse ambiente favorável, assim como da necessidade de nuclear uma área de materiais compósitos e poliméricos junto ao departamento de Materiais e Tecnologia da UNESP de Guaratinguetá, está sendo proposto este projeto de pesquisa, que objetiva o desenvolvimento tecnológico destes compósitos e o levantamento de suas propriedades mecânicas (resistências à fadiga, ao cisalhamento e à flexão) em condições secas e úmidas, apoiando o domínio da sua aplicação gerenciada em aeronaves nacionais. Este desenvolvimento será conduzido pela utilização de compósitos poliméricos e ligas de alumínio 2024, com o apoio da EMBRAER em termos de disponibilização de matérias-primas e das infra-estruturas de processamento e caracterização e do Instituto de Aeronáutica e Espaço/CTA e FEG/UNESP, dando continuidade ao projeto de pós-doutoramento Fapesp nº 02/01288-3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOTELHO, EDSON C.; REZENDE, MIRABEL C.; MAYER, SÉRGIO; VOORWAL, HERMAN. Evaluation of fatigue behavior on repaired carbon fiber/epoxy composites. Journal of Materials Science, v. 43, n. 9, p. 3166-3172, May 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.