Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) lutzii (Diptera: Culicidae)

Processo: 07/01870-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Sandra Sayuri Nagaki
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia médica   Malária   Sistemática   Anopheles   Nyssorhynchus   Culicidae

Resumo

O presente projeto visa dar continuidade aos estudos de sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae), focalizando a espécie Anopheles. Embora Anopheles lutzii não seja, até o momento, considerado vetor de plasmódios humanos, cumpre-nos estudar a maneira de diferenciar as espécies, fornecendo assim aos malariologistas condições adequadas para avaliar as espécies que estão envolvidas na dinâmica da transmissão da malária em determinada região. Dessa maneira será possível o desenho de medidas adequadas para o controle das espécies de mosquitos que atuam como vetores de agentes infecciosos em determinada localidade. A carência de especialistas que se dediquem à sistemática de mosquitos é realidade preocupante para a ciência da culicidologia. Ambos, o número grande de espécies de mosquito não descritas e a ausência de classificação natural proposta com base em resultados de estudos filogenéticos, deixam o trabalho daqueles que usam caracteres morfológicos em taxonomia mais difícil. São poucos os estudos realizados com o Anopheles lutzii, por isso tanto a biologia como a ecologia e a sistemática da espécie são pouco conhecidas. O último trabalho realizado com Anopheles lutzii foi o de Forattini et al. (1998). Os autores estudaram a morfologia externa dos ovos de duas populações de An. lutzii, uma proveniente de localidade situada no Planalto Paulista (Dourado) e a segunda, de Pariquera-Açu, Vale do Ribeira, sudeste de São Paulo. Com esse estudo, foram observadas diferenças morfológicas entre as duas populações de Anopheles lutzii que sugerem a possibilidade de que se tratam de espécies distintas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAKI, SANDRA SAYURI; MOTTA, MONIQUE DE ALBUQUERQUE; MUREB SALLUM, MARIA ANICE. Redescription of Anopheles (Nyssorhynchus) antunesi Galvao & Amaral and description of a new species of the Myzorhynchella Section (Diptera: Culicidae) from Serra da Mantiqueira, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 105, n. 3, p. 278-285, MAY 2010. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAGAKI, Sandra Sayuri. Estudos sistemáticos sobre espécies da Seção Myzorhynchella do subgênero Nyssorhynchus (Diptera:Culicidae). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.