Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento genetico de tangerina sunki e poncirus trifoliata para a suscetibilidade e resistencia oa huanglongbing (ex-greening) dos citros.

Processo: 07/02024-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Samanta Marengo
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Greening (doença de planta)   Mapeamento genético

Resumo

O huanglongbing (HLB, ex-greening), considerada a mais destrutiva doença de citros, foi detectado no Brasil em 2004. A partir de então ele tem se expandido de modo significativo na citricultura e atualmente em mais de 100 municípios já foi detectada a doença. Embora não exista fonte de resistência à bactéria, não existe mtambém informações sobre o padrão de resposta da planta à infecção. Embora a bactária possa ser detectada em P. trifoliata, não se conhece se essa espécie é tolerante ou resistente ao HLB. Dentro de escopo a proposta de Projeto de Mestrado da aluna deverá saturar o mapa de ligação de tangerina Sunki e Poncirus trifoliata através da estratégia de pseudo-test cross e avaliar a herança da suscetibilidade desses genótipos à infecção por Ca. Liberibacter spp por quantificação da população bacteriana. O projeto estará vinculado a Projeto Temático da FAPESP.