Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização hidrológica e dinâmica do nitrogênio na microbacia do ribeirão do Ipiranga, do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia

Processo: 06/51488-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Juliano Daniel Groppo
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Balanço hídrico   Mata Atlântica

Resumo

A Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, hoje é considerada por entidades nacionais e internacionais como um dos biomas prioritários para execução de políticas de conservação. Essa área florestal, reduzida atualmente a menos de 8% de sua cobertura original, necessita atenção especial em termos de compreensão do seu funcionamento como subsídio para sua melhor conservação. Dentro desse contexto, a presente proposta além de expandir a quantidade e a qualidade de estudos realizados nessas regiões, tem o objetivo de realizar um estudo integrado da hidrologia e da dinâmica do nitrogênio associada, com ênfase no movimento da água nos diferentes processos hidrológicos. O estudo será realizado na microbacia do ribeirão do Ipiranga coberta com Mata Atlântica, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo de Santa Virgínia. Tal estudo é parte integrante do projeto temático "Composição florística, estrutura e funcionamento da Floresta Ombrófila Densa dos Núcleos Picinguaba e Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar" (processo FAPESP: 03/12595-7), que conta com uma infra-estrutura já montada no local, incluindo uma torre meteorológica completa (instalada pelo lag/USP), o que assegura a qualidade dos dados hidro-climatológicos, fundamentais a boa condução da presente proposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANO DANIEL GROPPO; LUIZ FELIPPE SALEMI; JORGE MARCOS MORAES; RODRIGO TREVISAN; GUSTAVO BICCI SEGHESI; LUIZ ANTÔNIO MARTINELLI. Capacidade de retenção de água do dossel vegetativo: comparação entre Mata Atlântica e plantação florestal de eucalipto. Ciênc. Florest., v. 29, n. 1, p. 96-104, Mar. 2019.
SALEMI, LUIZ FELIPPE; GROPPO, JULIANO DANIEL; TREVISAN, RODRIGO; DE MORAES, JORGE MARCOS; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; VILLANI, JOAO PAULO; DUARTE-NETO, PAULO JOSE; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO. Land-use change in the Atlantic rainforest region: Consequences for the hydrology of small catchments. Journal of Hydrology, v. 499, p. 100-109, AUG 30 2013. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GROPPO, Juliano Daniel. Caracterização hidrológica e dinâmica do nitrogênio em uma microbacia com cobertura florestal (Mata Atlântica), no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Santa Virgínia. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.