Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de novas tecnologias de manufatura considerando cenários de risco: uma análise detalhada do processo de retificação em alta velocidade

Processo: 06/50664-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:João Fernando Gomes de Oliveira
Beneficiário:Juliano Bezerra de Araujo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/16031-3 - Usinagem com altas velocidades de corte - HSM, AP.TEM
Assunto(s):Retificação   Manufatura avançada

Resumo

Com a adoção de novas tecnologias de manufatura em velocidade crescente e com grande intensidade pelo mercado, as empresas modernas estão sendo obrigadas a decidir por novos processos produtivos em prazos progressivamente menores e ainda, com a contra partida de examinar uma quantidade maior de variáveis. O trabalho proposto visa fornecer subsídios preciosos à tomada de decisão em manufatura, auxiliando na seleção por tecnologias mais eficientes e em sintonia com as exigências do mercado e da sociedade. Uma metodologia de decisão amparada por critérios técnicos, financeiros e ambientais, em situações de risco, deverá ser implementada e aplicada em um exemplo concreto, no caso, um protótipo inovador de uma máquina de retificação. A partir das informações obtidas nessa análise, poderá ser feito o diagnóstico efetivo de novas tecnologias avançadas de manufatura (AMT) do processo de retificação, um setor de peso para a economia mundial, ao mesmo tempo em que se comprova a viabilidade da ferramenta. A compreensão dos riscos operacionais presentes em novos processos de manufatura, bem como a adoção de modelos de produção benignos ao meio-ambiente, são fundamentais para a sobrevivência das empresas no novo milênio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Juliano Bezerra de. Desenvolvimento de método de avaliação de desempenho de processos de manufatura considerando parâmetros de sustentabilidade. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.