Busca avançada
Ano de início
Entree

As representacoes sociais dos jovens (ex-internos)e dirigentes sobre o modelo disciplinar adotado pela febem/araraquara

Processo: 06/53380-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Angela Viana Machado Fernandes
Beneficiário:Camilla Marcondes Massaro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Jovens   Violência

Resumo

Vivemos atualmente um processo de profundas mudanças em todos os aspectos da vida social. Para dar conta de uma sociedade que é ressignificada a todo o instante, também as instituições se reestruturam. Neste momento de intensas transformações, a preocupação com a juventude se faz fundamental, tendo relevância não só a questão da violência, e dentro desta a dos menores infratores, bem como o interesse em compreender as instituições que abrigam estes jovens e a aplicação de suas políticas e modelos disciplinares. No caso específico da FEBEM, não podemos perder de vista a perpetuação de sua ideologia repressiva no trato com os jovens infratores mascarada no modelo disciplinar aplicado em tais instituições. A presença desta ideologia gera diversos problemas e dificuldades na reintegração destes ao convívio social. Assim, a pesquisa a ser desenvolvida pretende compreender o modelo disciplinar aplicado na FEBEM do município de Araraquara a fim de pensarmos em novas formas que possam contribuir para a ressocialização dos adolescentes infratores sem que haja punição corporal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSARO, Camilla Marcondes. Entre o formal e o real : representações acerca do modelo disciplinar da Fundação CASA de Araraquara. 2008. 195 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.