Busca avançada
Ano de início
Entree

O paideuma de malievitch o trabalho teorico e pedagogico de kazimir malievitch atraves da teoria do elemento adicional em pintura.

Processo: 06/53196-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Nelson Alfredo Aguilar
Beneficiário:Angela Nucci
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Nossa proposta de pesquisa para o mestrado é a de trabalhar com os textos teóricos escritos por Maliévitch na segunda e terceira décadas do século XX, com ênfase nos textos "De Sistemas Novos na Arte" ou "De Cézanne ao Suprasnatismo" (1919 e 1920); "Do Elemento Adicional em Pintura" e "Da Teoria do Elemento Adicional em Pintura" (1926) e a coletânea de quatorze artigos traduzidos por Jean-Claude e Valentine Marcadé sob o titulo "As Artes da Representação". A pesquisa objetiva três etapas de discussões. A primeira refere-se à fundamentação teórica das artes plásticas como sistemas de pensamento, elaborada por Maliévitch, e a análise de cinco sistemas artísticos (Impressionismo, Cézannismo, Cubismo, Futurismo e Suprematismo) tal como são compreendidos pelo artista. A segunda etapa consiste na apresentação e discussão da "teoria do elemento adicional em pintura" e na elaboração por meio desta teoria, de um suposto sistema científico das artes. A terceira etapa propõe investigar, colocando em ação essa teoria e metodologia elaboradas por Maliévitch, em observância à ação dos elementos adicionais dos cinco sistemas eleitos pelo artista, aplicando-a a um conjunto de obras da modernidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)