Busca avançada
Ano de início
Entree

Simultaneidades terapêuticas: o xamanismo alto-xinguano e a assistência médica no Alto Xingu

Processo: 06/53193-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Vanessa Rosemary Lea
Beneficiário:João Veridiano Franco Neto
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Xamanismo   Saúde de populações indígenas   Políticas públicas

Resumo

Este projeto de pesquisa toma como temática uma investigação etnográfica acerca do xamanismo e assistência médica do ponto de vista dos usuários indígenas, isto é, neste caso os doentes da comunidade Kalapalo (Alto Xingu - MT) que transitam entre a terapêutica xamânica e eventuais idas ao DSEIX (Distrito Sanitário Especial Indígena do Xingu) e ou para os hospitais nas cidades ao entorno. Dados etnográficos previamente coletados parecem demonstrar que o xamanismo é o código lógico-simbólico de estruturação desta interface terapêutica, ademais a prática política das lideranças influencia de forma significativa, regulando as relações tanto internas quanto externas à aldeia, e estes com o mundo dos "brancos". O acompanhamento do itinerário dos doentes kalapalo neste trânsito curativo pode ser crucial para compreender e caracterizar como o aparato institucional da medicina clínica se adapta às estruturas fundamentais do domínio do simbólico, referidos à segmentação do valor humano em sua aplicação no cosmo nativo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, João Veridiano Franco. Xamanismo Kalapalo e assistencia medica no alto xingu : estudo etnografico das praticas curativas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.