Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise cladística dos gêneros de Lycosinae (Arachmida, Aranae, Lycosidae)

Processo: 06/52806-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 15 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Eder Sandro Soares Álvares
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05446-8 - Biodiversidade de Arachnida e Myriapoda do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Lycosinae

Resumo

Nove subfamílias são consideradas válidas dentro da família Lycosidae. Destas, Lycosinae é a maior delas, com 47 gêneros. Somente em um trabalho na literatura há uma hipótese filogenética que testa o monofíletismo desta subfamília, mas ainda assim incluindo apenas alguns gêneros europeus e norte-americanos. Neste projeto é apresentada uma proposta de análise cladística para Lycosinae, baseada nas espécies-tipo de todos os 47 gêneros integrantes desta subfamília. Os principais objetivos deste projeto são: testar o monofiletismo de Lycosinae através de uma análise cladística, definir precisamente os limites desta subfamília; estabelecer as relações de parentesco filogenético entre as espécies-tipo dos gêneros integrantes desta subfamília e reescrever, diagnosticar e ilustrar as espécies-tipo de todos os gêneros desta subfamília. Serão utilizados apenas caracteres morfológicos na análise cladística. Para polarização dos caracteres serão utilizados integrantes das subfamílias Wadicosinae, Pardosinae, Evippinae, Allocosinae, Sosippinae, Venoniinae e da família Trechaleidae. Para enraizar a árvore será utilizado um integrante de Pisauridae. Ao todo, serão considerados para análise 47 táxons terminais no grupo interno e cerca de 16 no grupo externo. A matriz de caracteres obtida será analisada com os programas Paup e Winclada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRESCOVIT, ANTONIO D.; ALVARES, EDER S. S. The wolf spider species from Peru and Bolivia described by Embrik Strand in 1908 (Araneae: Lycosidae: Lycosinae, Sosippinae, Allocosinae). Zootaxa, n. 3037, p. 51-61, SEP 21 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.