Busca avançada
Ano de início
Entree

Alocacao de recursos em asclepias curassavica (asclepiadaceae) em resposta a herbivoria por danaus plexippus (lepidoptera: nymphalidae: danainae).

Processo: 05/03598-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Jose Roberto Trigo
Beneficiário:Mariana Alves Stanton
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alocação de recursos

Resumo

A produção de defesas químicas contra herbívoros tem custos para a planta, que podem afetar seu desempenho reprodutivo. Este trabalho procura comparar as estratégias de defesa de Asclepias curassavica frente a herbivoria simulada por dano mecânico e herbivoria real por um herbívoro especialista, a borboleta monarca Danaus plexippus. Asclepias curassavica é uma planta cuja principal forma de defesa induzida são cardenolidas presentes no látex e demais tecidos da planta. A herbivoria simulada será feita através de corte de 50% da biomassa foliar com tesoura. Serão também verificados os custos da indução usando Jasmonato de Metila (MeJa) em termos de aptidão e a indução de cardenolidas causada por MeJa. Do ponto de vista do herbívoro, será verificada o efeito de alimentação por folhas previamente induzidas de A. curassavica sobre a taxa de consumo relativo e taxa de crescimento relativo de Danaus plexippus e a escolha de plantas para oviposição por fêmeas dessa espécie. Serão acompanhadas algumas populações naturais a fim de relacionar as variáveis observadas em laboratório àquelas observadas no campo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STANTON, Mariana Alves. Respostas a herbivoria em Asclepias curassavica (Apocynaceae: Asclepiadoideae) : defender, crescer ou reproduzir. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.