Busca avançada
Ano de início
Entree

O sistema GTP (Geossistema-Territorio-Paisagem) aplicado ao estudo sobre as dinamicas socioambientais em Mirante do Paranapanema-SP.

Processo: 07/56435-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Messias Modesto dos Passos
Beneficiário:Reginaldo José de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55505-3 - Dinâmicas socioambientais, desenvolvimento local e sustentabilidade na raia divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul, AP.TEM
Assunto(s):Paisagem   Ações antrópicas   Uso do solo   Território

Resumo

No conjunto da paisagem originalmente uniforme do Pontal do Paranapanema, as ações antrópicas atuaram diversamente, criando um mosaico de unidades básicas da paisagem, bem definidas, segundo o uso do solo. Com a chegada dos colonizadores e avanço da fronteira agrícola, a fauna e a flora foram substancialmente alteradas e tanto o potencial ecológico como a população regional foram prejudicados. Diante deste fato, elaboramos este projeto de pesquisa no intuito de melhor compreender as transformações paisagísticas que se sucederam em um dos municípios da referida região: Mirante do Paranapanema - SP. A partir da análise integrada, baseada na teoria do geossistema, dando ênfase à paisagem-indicadora das dinâmicas socioambientais e tendo o uso do solo como indicador da evolução paisagística, nos propomos a definir unidades de paisagem de acordo com o modelo teórico de Georges Bertrand (GTP - Geossistema, Território e Paisagem), na intenção de elaborar diagnósticos e prognósticos dos impactos socioambientais na área de estudo. Vaie frisar que as propostas deste projeto são consonantes aos objetivos do Projeto Temático "Dinâmicas Socioambientais, Desenvolvimento Local e Sustentabilidade na Raia Divisória São Paulo - Paraná - Mato Grosso do Sul", coordenado pelo Prof. Dr. Messias Modesto dos Passos e apoiado pela FAPESP (Processo n° 2005/55505-3). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Reginaldo José de. O sistema GTP (Geossistema-Território-Paisagem) aplicado ao estudo sobre as dinâmicas socioambientais em Mirante do Paranapanema-SP. 2010. 173 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.