Busca avançada
Ano de início
Entree

Suporte a consultas de seleção e junção por similaridade em SQL

Processo: 05/03341-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Caetano Traina Junior
Beneficiário:Mônica Ribeiro Porto Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bases de dados   Consultas por similaridade

Resumo

Os operadores convencionais para comparação de dados por igualdade e por relação de ordem total não são adequados para o gerenciamento de dados complexos, como por exemplo os dados multimídia (imagens, áudio, textos longos), séries temporais, seqüências genéticas, etc. Para comparar dados desses tipos, o grau de similaridade entre suas instâncias é em geral o fator mais importante, sendo portanto indicado que operações de consulta e recuperação sejam realizadas utilizando os chamados operadores por similaridade. Existem operadores de busca por similaridade tanto unários quanto binários. Os operadores unários são utilizados para implementar operações de seleção, enquanto os operadores binários destinam-se a operações de junção.A linguagem padrão de consultas dos Sistemas de Gerenciamento de Bases de Dados Relacionais, SQL, não provê suporte para expressar critérios de busca por similaridade. Para suprir esse suporte, está em desenvolvimento no GBdI-ICMC-USP uma extensão à SQL para permitir representar consultas por similaridade. Este projeto incorpora-se nesse empreendimento, centrando-se no tratamento aos operadores unários e binários e na representação de comandos de consulta por similaridade em árvores de comando. As atividades previstas incluem o desenvolvimento de extensões sintáticas à linguagem, regras para interpretação de comandos de consulta que usem os operadores de junção por similaridade (possivelmente entremeados com outros operadores, de similaridade ou não), criação de heurísticas de otimização e técnicas básicas de otimização de consultas envolvendo operadores de seleção e junção por similaridade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Mônica Ribeiro Porto. Suporte a consultas por similaridade unárias em SQL. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.