Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos de estimação para Cadeias de Markov de alcance variável

Processo: 05/03434-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Nancy Lopes Garcia
Beneficiário:David Henriques da Matta
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste projeto é a construção de métodos alternativos para o Algoritmo de Contexto comumente utilizado para estimar a função contexto para cadeias de Markov de Alcance Variável. Gostaria de aplicar estes métodos alternativos para textos do século 20 para autores brasileiros e portugueses europeus. Estes textos foram codificados de acordo se suas sílabas eram inícios de palavras prosódicas e se eram tônicas ou átonas. Aplicando simplesmente o algoritmo do contexto a estes textos verificamos que a amostra não era suficientemente grande para discriminar entre as línguas. Métodos alternativos de estimação se fazem necessários.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTA, David Henriques da. Algoritmos de estimação para Cadeias de Markov de alcance variavel : aplicações a detecção do ritmo em textos escritos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.