Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisiologia e transcriptoma de milho cultivado em solo ácido

Processo: 06/51981-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Lucia Mattiello
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Milho   Transcriptoma   Fisiologia vegetal   Solo ácido   Alumínio   Expressão gênica   Regulação da expressão gênica   MicroRNAs   Fatores abióticos

Resumo

A toxidez de Al é o principal fator limitante da produtividade agrícola em grandes áreas do Brasil e do mundo. A resposta desenvolvida pelas plantas contra esse íon é complexa e sua compreensão pode ser ampliada com a identificação de genes que têm sua expressão alterada pelo Al. Adicionalmente, esses genes são importantes alvos biotecnológicos para produção de plantas mais resistentes a esse metal. Este projeto tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a regulação gênica associada à resistência a Al. Por um lado, chips da Affymetrix serão usados para comparar variedades de milho resistentes e sensíveis e identificar novos genes que podem estar associados à tolerância a esse íon. O perfil de expressão gênica será obtido de raízes de plantas crescidas em vasos com solo ácido saturado por Al, algo inédito. Uma nova forma de regulação gênica mediada por miRNAs foi recentemente descrita como um componente importante na resposta de plantas a estresses abióticos. Assim, adicionalmente, serão produzidas bibliotecas de miRNAs a partir de ápices radiculares de milho crescidos em solo, a fim de identificá-los e verificar suas possíveis atuações na regulação da expressão gênica mediante ao estresse abiótico causado por Al. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTIELLO, Lucia. Fisiologia e transcriptoma de milho cultivado em solo ácido. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.