Busca avançada
Ano de início
Entree

A perífrase IR (Pres.) + estar + gerúndio: um fenômeno de inovação linguística?

Processo: 06/51932-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Beneficiário:Marcos Rogério Cintra
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva teórica adotada por autores como Heine et al. (1991), Bybee et al. (1991), Hopper e Traugott (1993), Bybee et al. (1994), Castilho (1997; 2002), os diferentes valores desempenhados pela perífrase ir (pres.) + estar + gerúndio no português brasileiro, procurando verificar se essa perífrase pode ser considerada um fenômeno de inovação lingüística, relacionado à expressão de valores textual-discursivos não manifestados por outras formas verbais (perifrásticas ou não) que também denotam futuridade no português. A hipótese central que se quer testar é a de que o uso dessas formas perifrásticas está relacionado tanto a estratégias de polidez como a variações no valor aspectual, considerado o universo textual-discursivo em que ocorrem. Propõe-se uma abordagem pancrônica de análise, o que pressupõe a investigação de estágios sincrônicos, bem como de estágios diacrônicos da língua (quando a comprovação histórica se mostrar relevante). O material de análise será constituído de textos escritos retirados de jornais e revistas publicados na região de São José do Rio Preto e de textos falados. Para tanto, utilizaremos o banco de dados composto por dois diferentes tipos de amostra: uma amostra do censo lingüístico da região de São José do Rio Preto e uma amostra de interação dialógica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CINTRA, Marcos Rogério. A expressão verbal da futuridade no gênero notícia radiojornalística. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.