Busca avançada
Ano de início
Entree

Estoque de carbono e nitrogênio e agregação do solo sob diferentes sistemas de manejo agrícola no cerrado, em Rio Verde (GO)

Processo: 06/52201-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marisa de Cassia Piccolo
Beneficiário:Ciniro Costa Junior
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrogênio   Carbono   Cerrado

Resumo

O desmatamento do Cerrado com a finalidade de incorporar novas áreas para a agricultura se tomou um foco de grande importância, principalmente pela expansão agrícola brasileira. O Cerrado possui características propícias para o desenvolvimento de grãos, como topografia plana, clima e solos adequados. A substituição de sistemas naturais por sistemas agrícolas interfere no ciclo do carbono (C) e do nitrogênio (N) e proporciona a diminuição de agregados estáveis. A ruptura de agregados estáveis expõe a matéria orgânica armazenada no seu interior ao ataque dos microrganismos, promovendo a liberação de C do solo para a atmosfera. Esse plano de pesquisa esta inserido em 2 projetos de pesquisa em andamento: FAPESP (2004/15538-7) e Fundação Agrisus (116/04). O objetivo desse estudo será avaliar a influência de diferentes sistemas de manejo na formação e estabilidade dos agregados e nos estoques de carbono e nitrogênio do solo sob Cerrado. O estudo será realizado em áreas de Cerradão, Pastagem, Sistema de Cultivo Convencional (24 anos) e Sistema Plantio Direto (15 anos) em duas épocas durante a rotação de culturas. As análises à serem realizadas serão: estabilidade em água e estado dos agregados; análises físico-químicas do solo; estoques de C e N do solo; C e N totais e 13C e 15N nas classes de agregados; estimativa da biomassa microbiana (fúngica e bacteriana). Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5 % de probabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA JUNIOR, C.; CORBEELS, M.; BERNOUX, M.; PICCOLO, M. C.; SIQUEIRA NETO, M.; FEIGL, B. J.; CERRI, C. E. P.; CERRI, C. C.; SCOPEL, E.; LAL, R. Assessing soil carbon storage rates under no-tillage: Comparing the synchronic and diachronic approaches. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 134, p. 207-212, NOV 2013. Citações Web of Science: 22.
CINIRO COSTA JUNIOR; MARISA DE CÁSSIA PÍCCOLO; MARCOS SIQUEIRA NETO; PLÍNIO BARBOSA DE CAMARGO; CARLOS CLEMENTE CERRI; MARTIAL BERNOUX. Carbono em agregados do solo sob vegetação nativa, pastagem e sistemas agrícolas no bioma Cerrado. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 36, n. 4, p. 1311-1322, Ago. 2012.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Ciniro Costa. Estoque de carbono e nitrogênio e agregação do solo sob diferentes sistemas de manejo agrícola no Cerrado, em Rio Verde (GO). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.