Busca avançada
Ano de início
Entree

Kadosh e o sagrado de hilda hilst.

Processo: 06/53183-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Suzi Frankl Sperber
Beneficiário:Alan Silvio Ribeiro Carneiro
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria literária

Resumo

Hilda Hilst (1930-2004) publicou diversos livros de poesia e de prosa, onde explora os limites da linguagem na sua indagação profunda sobre o enigma da vida e a angústia da morte e sobre as possibilidades do sagrado. Reconhecida pela crítica, com várias teses e muitos artigos escritos sobre a sua obra, a autora ainda é pouca conhecida fora dos meios literários. Com um estilo denso, caótico que mistura o drama e a e a poesia, entre outros gêneros, a prosa de Hilda Hilst é a síntese inclassificável de sua constante busca existencial onde os limites entre vida e obra são levados ao extremo. O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da complexidade de sua produção literária através da análise de um único conto, Kadosh, publicado em 1973, na obra com o mesmo título. Visando captar as múltiplas camadas e as diversas facetas que constituem a configuração do sagrado nesta obra, pretendemos analisá-lo por três diferentes perspectivas, dentre as diversas existentes na teoria literária, a primeira, uma abordagem histórica, a partir de Walter Benjamin, a segunda, uma leitura fenomenológica, a partir de Heidegger e a terceira, uma abordagem psicanalítica, a partir de três autores diferentes, Bataille, Becker e Girard. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro. Kadosh e o sagrado de Hilda Hilst. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.