Busca avançada
Ano de início
Entree

O conhecimento e a boa aceitacao diante da iminencia da morte.

Processo: 06/53077-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Roberto Bolzani Filho
Beneficiário:Sheila Paulino e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conhecimento   Alma   Morte   Corpo

Resumo

Neste trabalho, investigaremos como o contato da alma com as Formas ou Idéias, a saber, o verdadeiro conhecimento, justifica a boa aceitação, de Sócrates, diante da iminência da morte, no diálogo Fédon. Para isso, tomaremos o conceito de phrónesis (traduzido provisoriamente como pensamento, pensamento puro, sabedoria) para nortear nossos estudos acerca dos conceitos que envolvem a questão: alma, pensamento, morte e conhecimento. Dado que o pensamento consiste na capacidade da alma de ir em direção aos seres inteligíveis (70b), analisaremos como o exercício de tal capacidade promove a purificação (kátharsis) da alma em relação ao corpo e às coisas do gênero corpóreo ao mesmo tempo em que desencadeia o processo de conhecimento (epistéme) elemento importante para o cumprimento da vida filosófica e para a boa aceitação da morte. Todavia, tal purificação da alma, pelo exercício do pensamento parece consistir em uma tarefa complexa, uma vez que o diálogo sugere não haver outro meio de purificação senão lidando com o corpo -sugerindo, assim, que as sensações possam ser um primeiro impulso para o exercício de pensar. Veremos como a noção de epistéme no diálogo Fédon fundamenta a boa aceitação da morte quando o filósofo se vê diante dela e como é possível compreender a filosofia como uma postura intelectual. Assim, analisaremos no que consiste o conhecimento, como ele se mostra ser a base para a boa aceitação de Sócrates e como a phrónesis atua neste processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Sheila Paulino e. O filosófo e a morte: um estudo sobre a Phroneis no Fédon de Platão. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.