Busca avançada
Ano de início
Entree

Gramaticalizacao de verbos: o verbo esperar no portugues do brasil.

Processo: 07/01880-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Beneficiário:Elaine Cristina Silva Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização   Mudança linguística

Resumo

Estudos sobre gramaticalização comprovam as mudanças ocorridas no português do Brasil. Na cidade de São Paulo, especificamente com relação a falantes cultos, é constatada a incorporação de usos inovadores pela norma culta que, antes tidos como erros, agora são vistos como usos comuns da língua falada e escrita formal. Isso pode ser constatado, por exemplo, com a evolução do verbo esperar. Visto pela gramática normativa como um verbo pleno, tem sido empregado como verbo quase-auxiliar e também como marcador discursivo-conversacional. O estudo do processo de gramaticalização permitirá a apreensão da rota assumida por esse item durante sua mudança. São questionamentos que motivam a proposição deste projeto: Quais as categorias frágeis nesse processo de mudança? É possível explicar as mudanças gramaticais por meio da movimentação socialdos indivíduos cultos? Através do Projeto de História do Português Paulista (PHPP- processo 06/55944-0-2006-2009 - Projeto Caipira), espera-se constituir uma Amostra do português falado culto em São Paulo, com o fim de compor um retrato sociolingüístico dessa variedade do século XX ao século XXI.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Elaine Cristina Silva. Gramaticalização de verbos: o verbo \'esperar\' no português culto de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.