Busca avançada
Ano de início
Entree

A rotação de culturas pode melhorar as propriedades físicas e a matéria orgânica de um latossolo

Processo: 06/51298-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Rodrigo Arroyo Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09914-3 - Sistemas de produção agrícola em semeadura direta, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Física do solo   Química do solo   Semeadura   Rotação de culturas   Sistema radicular

Resumo

Solos explorados de forma intensiva, ou mesmo manejados de forma inadequada, sofrem alterações físicas que, entre outras conseqüências, diminuem a capacidade de retenção de água e dificultam o desenvolvimento radicular das culturas. Objetiva-se com este trabalho estudar algumas opções de rotação de culturas envolvendo a soja em sistema de semeadura direta, visando à conservação ou melhoria das características físicas do solo. No sistema de rotação de culturas, serão cultivados: braquiária, sorgo e braquiária consorciada com sorgo no outono-inverno; cover-crop, crotalária e milheto na primavera; soja no verão. O delineamento experimental para avaliar os efeitos das sucessões no desenvolvimento da soja será o de blocos ao acaso, com quatro repetições em esquema de parcelas subdivididas. Serão consideradas parcelas principais aquelas cultivadas com braquiária, sorgo e braquiária mais sorgo, e secundárias as que forem cultivadas com cover crop, crotalária e milheto. O experimento será repetido por três anos agrícolas para que se possa avaliar o efeito acumulativo dos tratamentos. Serão analisadas algumas características químicas, físicas e físico-hídricas do solo, bem como o desenvolvimento do sistema radicular e produção das plantas de cobertura e da soja. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias ao nível de 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Rodrigo Arroyo. Rotação de culturas e propriedades físicas e matéria orgânica de um latossolo. 2010. 146 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.