Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de filmes finos ferroelétricos do sistema PMN-PT

Processo: 07/01693-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eudes Borges de Araújo
Beneficiário:Daniela Cristina Manfroi Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes finos   Síntese   Materiais ferroelétricos

Resumo

Ferroelétricos do sistema (1-x)Pb(Mg1/3Nb2/3)O3-xPbTiO3 (PMN-PT) despontam como materiais com grande potencial para aplicações em novos dispositivos eletromecânicos. Quando adequadamente preparados, algumas composições cerâmicas do PMN-PT apresentam os maiores coeficientes piezoelétricos até então reportados. Porém, um dos grandes problemas enfrentados na síntese dos ferroelétricos PMN-PT, na forma de corpos cerâmicos ou filmes finos, está associado à estabilização da fase perovskita e à supressão de fases pirocloro, fases indesejáveis (paraelétricas) que se formam durante o processamento, responsáveis pela degradação das propriedades elétricas e dielétricas. O principal objetivo estabelecido para este projeto de pesquisa reside em viabilizar a obtenção de filmes finos ferroelétricos do sistema PMN-PT, livres de fases pirocloro, a partir de um método químico baseado na preparação de resinas poliméricas, similar ao método Pechini. O projeto destina-se ainda ao estudo do efeito da temperatura de cristalização sobre as propriedades estruturais, microestruturais e elétricas dos filmes. Neste estudo serão utilizadas as técnicas de Difração de Raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), espectroscopia de impedância, ciclos de histerese ferroelétrica e pulso transiente, como ferramentas de investigação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Daniela Cristina Manfroi. Síntese de filmes finos do sistema PMN-PT pelo método dos precursores óxidos. 2009. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.