Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância das proteínas alternativas da cadeia respiratória de Moniliophthora perniciosa e Moniliophthora roreri no desenvolvimento dos patógenos e infecção do cacaueiro

Processo: 06/50794-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Daniela Paula de Toledo Thomazella
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Peróxido de hidrogênio   Ácido salicílico   Interações hospedeiro-patógeno   Vassoura-de-bruxa   Mecanismos de defesa vegetal

Resumo

Durante as interações planta-patógeno incompatíveis, as plantas respondem à infecção produzindo moléculas sinalizadoras de defesa como o óxido nítrico (NO), o peróxido de hidrogênio (H2O2) e o ácido salicílico (AS). Neste sentido, pretende-se analisar a produção de NO, H2O2 e AS em plantas de cacau suscetível e resistente infectadas com o fungo Crinipellis perniciosa, agente etiológico da doença vassoura-de-bruxa no cacaueiro. Adicionalmente, acredita-se que C. perniciosa possua mecanismos de resistência às defesas da planta, como a oxidase alternativa (AOX), cuja expressão mostrou-se acentuada na fase biotrófica do fungo. Assim, visando entender os fatores relacionados com a regulação transcricional deste gene bem como verificar a real função da AOX no ciclo de vida de C. perniciosa, o projeto propõe o estudo do promotor do gene Aox assim como o desenvolvimento de linhagens de C. perniciosa mutantes para este gene. Ao lado da AOX, estudos relatam que a enzima NADH desidrogenasse alternativas (NDH) também têm sua expressão aumentada em situações de estresse oxidativo. Em vista disso, a expressão do gene da NDH de C. perniciosa também será analisada nestas condições como também nas fases biotrófica e necrotrófica do fungo. Conseqüentemente, o projeto visa a ampliação dos conhecimentos das formas de resistência do patógeno bem como o entendimento dos mecanismos de defesa da planta, servindo de base para o desenvolvimento de estratégias para o controle da vassoura-de-bruxa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisa desvenda ponto fraco da vassoura-de-bruxa 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOMAZELLA, DANIELA P. T.; TEIXEIRA, PAULO JOSE P. L.; OLIVEIRA, HALLEY C.; SAVIANI, ELZIRA E.; RINCONES, JOHANA; TONI, ISABELLA M.; REIS, OSVALDO; GARCIA, ODALYS; MEINHARDT, LYNDEL W.; SALGADO, IONE; PEREIRA, GONCALO A. G. The hemibiotrophic cacao pathogen Moniliophthora perniciosa depends on a mitochondrial alternative oxidase for biotrophic development. NEW PHYTOLOGIST, v. 194, n. 4, p. 1025-1034, JUN 2012. Citações Web of Science: 28.
RIO‚ M.C.S.; DE OLIVEIRA‚ B.V.; DE TOMAZELLA‚ D.P.T.; SILVA‚ J.A.F.; PEREIRA‚ G.A.G. Production of calcium oxalate crystals by the basidiomycete Moniliophthora perniciosa‚ the causal agent of Witches’ Broom disease of cacao. Current Microbiology, v. 56, n. 4, p. 363-370, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THOMAZELLA, Daniela Paula de Toledo. Estudo da via alternativa de transporte de elétrons de Moniliophthora perniciosa e Moniliophthora roreri : possível papel no desenvolvimento dos patógenos e infecção do cacaueiro. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação anulada BR1020120246724 - Iharabras S/A Indústrias Químicas ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . solicitação anulada - 12 de setembro de 2012