Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem eritrocitaria em larga escala: impacto na medicina transfusional.

Processo: 05/55787-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Karina Antero Rosa Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Antígenos   Malária

Resumo

Em função do importante significado clínico dos sistemas de grupos sangüíneos, especialmente do sistema Rh, e da relação de alguns polimorfismos destes sistemas com doenças associadas aos eritrócitos, as informações obtidas através de estudos moleculares têm sido rapidamente traduzidas para a aplicação diagnostica. Diversas técnicas têm sido aplicadas para a detecção e identificação dos antígenos dos sistemas de grupos sangüíneos, com a finalidade de complementar os testes sorológicos, aumentar a segurança transfusional e estabelecer a relação entre polimorfismos e a invasão dos eritrócitos por alguns parasitas. Através do uso da tecnologia de Microarray, esperamos ser possível a identificação de novos SNPs nos genes dos sistemas de grupos sangüíneos, contribuindo para o aumento do conhecimento a cerca destes sistemas. Os novos conhecimentos obtidos com o auxílio desta tecnologia poderão reduzir drasticamente os riscos do desenvolvimento de aloanticorpos em pacientes que recebem transfusão sangüínea, o que representaria um estimado valor na clínica transfusional, tanto no que diz respeito à redução de custos quanto à qualidade e segurança dos procedimentos, além de poderem contribuir com importantes informações para o conhecimento dos polimorfismos eritrocitários preferenciais utilizados para invasão dos eritrócitos por parasitas causadores da Malária no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO‚ KR; GUARNIERI‚ MH; DA COSTA‚ DC; COSTA‚ FF; PELLEGRINO JR‚ J.; CASTILHO‚ L. DNA array analysis for red blood cell antigens facilitates the transfusion support with antigen-matched blood in patients with sickle cell disease. Vox Sanguinis, v. 97, n. 2, p. 147-152, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Karina Antero Rosa. Genotipagem eritrocitaria em larga escala : impacto na medicina transfusional. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.