Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e estudo da supressão da ferroeletricidade dè filmes ultrafinos dè PMN

Processo: 07/01690-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Eudes Borges de Araújo
Beneficiário:Anderson André Felix
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes finos   Materiais ferroelétricos

Resumo

O fenômeno da ferroeletricidade exibe uma dependência intrínseca com relação à dimensão das amostras devido ao diferente grau de ordenamento que se estabelece em superfícies ou nas interfaces. Por esta razão, as propriedades mecânicas, elétricas, dielétricas e ferroelétricas em filmes finos são fortemente influenciadas por fatores tais como espessura dos filmes, tamanho de grãos, entre outros. A compreensão de tais efeitos é complicada porque a polarização interage mais fortemente do que outros parâmetros de ordem como a composição ou o strain. A dependência intrínseca da ferroeletricidade em função da miniaturização das amostras também afeta profundamente a transição entre o estado ferroelétrico-paraelétrico em filmes ultrafinos. Resultados recentes sugerem a existência de um limite crítico para o tamanho das amostras abaixo do qual a ferroeletricidade é suprimida. Este projeto de pesquisa propõe a síntese de filmes ferroelétricos ultrafinos de Pb(Mg1/3Nb2/3)O3 (PMN) e o estudo sistemático das propriedades dielétricas visando estabelecer uma relação empírica para avaliar a supressão da ferroeletricidade em função de espessura destes filmes.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FELIX, Anderson André. Estudo da estabilização da fase perovskita PMN em filmes ultrafinos. 2009. 126 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.