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Políticas públicas, educação, juventude e violência na escola: quais as dinâmicas entre os atores envolvidos?

Processo: 06/53220-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Roseli Esquerdo Lopes
Beneficiário:Carla Regina Silva
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Violência escolar   Políticas públicas   Ensino médio   Jovens

Resumo

Dada a importância e a complexidade do tema da violência na contemporaneidade, somados ao debate da democratização do Ensino Médio e às perspectivas de jovens de classes populares urbanas, este projeto propõe, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a investigação sobre como estas relações estão se concretizando no cotidiano e na prática educacional da escola pública. Terá como foco duas escolas públicas na cidade de São Carlos, situadas uma na região central e outra em área periférica. Para tal, pretende-se realizar levantamento junto aos diversos atores dessa dinâmica, sobre suas considerações acerca da escola, as perspectivas de futuro dos jovens e a violência escolar, quais suas formas de expressão e como tem sido o seu enfrentamento. Nesta perspectiva, será utilizado um instrumento especifico para os alunos e realizadas entrevistas com os funcionários, direção, seguranças e professores. Na segunda fase da pesquisa serão realizadas oficinas de atividades nas quais serão aprofundadas as questões acerca da dinâmica escolar e as expressões de violências, de tal forma que possibilitará uma abordagem qualitativa do tema. Os resultados poderão ser avaliados quantitativamente e qualitativamente, utilizando-se de material gráfico, fotográfico e ainda o registro e a análise dós conteúdos das falas dos atores envolvidos. Esta pesquisa pretende contribuir para a elaboração de políticas públicas, educacionais e para a juventude direcionadas para o enfrentamento da violência no ambiente escolar. (AU)

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