Busca avançada
Ano de início
Entree

O intelectual feiticeiro: Edison Carneiro e as Ciências Sociais no Brasil

Processo: 06/53240-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Luiz Gustavo Freitas Rossi
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relações raciais

Resumo

Este projeto tem como objetivo abordar a trajetória e a produção intelectual de Edison Carneiro a partir, principalmente, de duas frentes de análise. De um lado, pretende-se ler a obra deste autor à luz dos distintos cenários, debates e conjunto de relações que iluminam a sua produção. De outro lado, propõe-se a esquadrinhar em que medida a trajetória de Carneiro, marcada por diversas frentes de atuação, nos permite entender processos mais amplos da história da antropologia e das ciências sociais no Brasil. Neste sentido, trata-se de analisar a produção de Edison Carneiro ajustada ao conjunto de suas experiências sociais, culturais e intelectuais, abrindo possibilidades para investigarmos aspectos ainda pouco explorados da intelectualidade brasileira. Entre eles, a formação e atuação, em meados da década de 1920, de grupos de intelectuais na cidade de Salvador preocupados em forjar uma literatura de feições modernas; os debates em torno da organização e realização dos dois Congressos Afro-brasileiros, em Recife (1934) e Salvador (1937); as relações entre o campo de estudos das relações raciais e a arena de lutas pelos direitos dos negros, nos anos de 1940 e 50 e, por fim, as estratégias de atuação e articulação de um “movimento folclórico” no Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Luiz Gustavo Freitas. O intelectual "feiticeiro" : Édison Carneiro e o campo de estudos da relações raciais no Brasil. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.