Bolsa 06/53216-7 - Reconhecimento, Meios de comunicação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao afirmativa e raca no brasil: uma analise de enquadramento midiatico do debate politico contemporaneo sobre a definicao simbolica do estato nacional.

Processo: 06/53216-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Valter Roberto Silvério
Beneficiário:Thais Santos Moya
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Reconhecimento   Meios de comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Governamental | Anti-Racismo | Cotas | Midia | Movimento Negro | Reconhecimento

Resumo

Pesquisas realizadas recentemente evidenciaram uma intensa disparidade social entre brancos e negros e, principalmente, questionam a idéia da vocação peculiar brasileira para a mestiçagem, expressa pela idéia de democracia racial, que teria nos legado um pais onde inexistiria discriminação racial. Ao contrário, o que temos observado com a retomada contemporânea do debate sobre relações raciais é um sintoma importante de que os fundamentos raciais da nossa desigualdade entre brancos e negros permanecem inalterados. Diante desta problemática, o Estado brasileiro permaneceu ausente durante muito tempo e apenas recentemente iniciou uma moderada série de medidas de promoção da igualdade e enfrentamento da discriminação racial, entre elas, as políticas de ação afirmativa; colocando em pauta o debate sobre cotas raciais universitárias. Esta pesquisa, portanto, propõe analisar como alguns órgãos governamentais (SEPPIR, SECAD, Fundação Palmares), a mídia impressa, os professores da rede pública paulista e o movimento negro - aqui representado pelos cursos pré-vestibulares do estado de São Paulo destinados aos jovens negros e carentes - auferem o atual debate sociológico sobre as relações raciais brasileira, principalmente no que se refere ao sistema de cotas para negros nos processos seletivos das universidades públicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)