Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de receptores celulares TLR2, TLR4 e CD14 na produção in vitro de fator de necrose tumoral-alfa e interleucina-10 por monócitos humanos estimulados com Paracoccidioides Brasiliensis

Processo: 06/53366-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serrão Peraçoli
Beneficiário:Erika Nakaira Takahagi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Interleucina-10   Fator de necrose tumoral alfa   Paracoccidioides brasiliensis   Monócitos

Resumo

Monócitos e macrófagos são células da imunidade inata que expressam receptores de superfície capazes de reconhecer produtos microbianos, levando à estimulação da fagocitose, atividade microbicida e produção de citosinas. Os objetivos do .presente projeto é: a) avaliar a capacidade de P. brasiliensis em interagir e modular a expressão de TLR2, TLR4 e CD14 em monócitos humanos; b) analisar o envolvimento de TLR2, TLR4 e CD14 na produção de TNF-alfa e IL-10 por monócitos humanos estimulados in vitro com a glicoproteina gp43 de Paracoccidioides brasiliensis. Células mononucleares do sangue periférico serão obtidas de indivíduos saudáveis, doadores do Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. As células serão incubadas a 37oC, em atmosfera constante de 5% de CO2, na presença ou ausência de lipopolissacáride de Escherichia coli (LPS) ou gp43 de P. brasiliensis. A capacidade de ligação da gp43 aos receptores CD14, TLR2 e TLR4 e a modulação desses receptores pela gp43 serão avaliadas por citometria de fluxo, através de bloqueio dos receptores com anticorpos monoclonais específicos. A expressão de CD14, TLR2 e TLR4 será analisada nos períodos 0, 2, 4, 18 e 48 h de incubação por citometria de fluxo, empregando-se anticorpos monoclonais específicos, marcados com fluorocromos. A produção das citosinas TNF-alfa e IL-10 será avaliada por citometria de fluxo e ELISA, após 4, 18 e 48 h de incubação com os estímulos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKAIRA-TAKAHAGI, ERIKA; GOLIM, MARJORIE A.; BANNWART, CAMILA F.; PUCCIA, ROSANA; PERACOLI, MARIA T. S. Interactions between TLR2, TLR4, and mannose receptors with gp43 from Paracoccidioides brasiliensis induce cytokine production by human monocytes. Medical Mycology, v. 49, n. 7, p. 694-703, OCT 2011. Citações Web of Science: 18.
NAKAIRA-TAKAHAGI‚ E.; GOLIM‚ M.A.; BANNWART‚ C.F.; PUCCIA‚ R.; PERAÇOLI‚ M.T.S. Interactions between TLR2‚ TLR4‚ and mannose receptors with gp43 from Paracoccidioides brasiliensis induce cytokine production by human monocytes. Medical Mycology, n. 0, p. 1-10, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAKAHAGI, Erika Nakaira. Envolvimento de receptores celulares TLR2 e TLR4 e MR na produção in vitro de citocinas por monócitos humanos estimulados com Paracoccidioides brasiliensis. 2010. 70 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.