Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de vibrações em estruturas flexíveis com incertezas sob o ponto de vista da otimização

Processo: 05/03530-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Alberto Luiz Serpa
Beneficiário:Alysson Fernandes Mazoni
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Otimização de sistemas

Resumo

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar o tratamento de incertezas dinâmicas e paramétricas no problema de controle robusto de vibrações em estruturas flexíveis. As incertezas paramétricas são decorrentes do desconhecimento preciso de certos parâmetros do modelo, como por exemplo, amortecimento ou rigidez de um acoplamento. As incertezas dinâmicas surgem devido ao truncamento da ordem do modelo, onde parte das características dinâmicas são desconsideradas. Os sistemas de controle robustos devem ser capazes de garantir tanto a estabilidade como o desempenho para o sistema mesmo na presença destas incertezas. O projeto de controladores, levando em conta as incertezas, pode ser realizado empregando-se técnicas baseadas nas desigualdades matriciais lineares, onde o problema de controle é tratado matematicamente como um problema de otimização com restrições matriciais. Este tipo de problema normalmente é convexo, o que permite que métodos computacionais eficientes sejam empregados. Para a realização deste projeto será utilizado o ambiente computacional MATLAB/SIMULINK que conta com ferramentas na árae de controle e de otimização e permite a realização de simulações. O tratamento das incertezas nos sistemas de controle é um aspecto importante em sistemas de controle que devem ser tolerantes a falhas, pois se o modelo da incerteza não estiver adequadamente estabelecido, as falhas não poderão ser detectadas, sendo mascaradas pelas incertezas. Neste sentido, este projeto de mestrado se insere dentro do projeto temático Detecção de Falhas e Reparos Estruturais Passivos e Ativos recentemente aprovado pela FAPESP para o Departamento de Mecânica Computacional da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZONI, Alysson Fernandes. Estudo de tecnicas de controle H-infinito para estruturas flexiveis com intercentezas. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.