Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de genes relacionados a resposta SOS e relação do reparo de DNA com a progressão do ciclo celular em Caulobacter crescentus

Processo: 05/59563-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Raquel Paes da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13255-5 - Genes de reparo de DNA: análise funcional e evolução, AP.TEM
Assunto(s):Caulobacter crescentus   Reparo do DNA

Resumo

Este projeto faz parte de uma linha de pesquisa relativamente recente neste laboratório, e se destina a elucidar alguns aspectos dos mecanismos do reparo de DNA em C. crescentus. Vários genes relacionados ao reparo do material genético foram identificados nesta bactéria, mas boa parte destes se restringem a homólogos de proteínas conhecidas em E. coli. Esforços no sentido de identificar novos genes, portanto, podem trazer novos paradigmas no que se refere aos processos de reparo e tolerância a danos em bactérias. Buscamos, a partir deste pressuposto, a caracterização do regulon SOS em C. crescentus, incluindo aqui a análise funcional de novos genes pertencentes ao sistema. Através de um mutante para o gene lexA (que codifica o repressor desse regulon), objetivamos também a caracterização de um novo mecanismo de "checkpoint" mediado pela resposta SOS, bem como a análise da sensibilidade a prejuízos no material genético e seu reparo ao longo do ciclo celular. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Raquel Paes da. A resposta SOS de Caulobacter crescentus e relações dos mecanismos de reparo com a progressão do ciclo celular.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.