Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da osteointegração de ligas TI-NB-ZR porosas em ratos

Processo: 06/52700-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Ana Helena de Almeida Bressiani
Beneficiário:Tamiye Simone Goia
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Próteses e implantes   Materiais porosos   Metalurgia do pó

Resumo

O desenvolvimento de implantes metálicos porosos vem sendo intensamente pesquisado no campo de biomateriais, já que uma estrutura porosa permite o crescimento de tecido ósseo no interior dos poros proporcionando melhor estabilidade mecânica. Considerando-se a importância das ligas à base de titânio, na área médica, e a constante busca por materiais que reúnam melhores condições de osteointegração, o objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tamanho, forma e quantidade de poros na citocompatibilidade "in vitro" e na capacidade de osteointegração "in vivo" da liga Ti-13Nb-13Zr, obtida por metalurgia do pó (M/P), com diferentes graus de porosidade. Após o ensaio de citotoxicidade, serão confeccionados implantes em forma de placa a partir da liga de Ti-13Nb-13Zr e Titânio comercialmente puro, que serão posteriormente implantados no fêmur de rato. No decorrer de quatro semanas serão administrados marcadores ósseos (calceína, alizarina, tetraciclina) com a finalidade de determinar o processo de formação óssea. Após o sacrifício dos animais, serão realizadas as análises histológicas para leitura e comparação das amostras. Serão utilizadas as seguintes metodologias: microscopia de fluorescência, campo claro sem coloração, campo claro com corante Azul de Toluidina, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva de raios-X. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOIA, Tamiye Simone. Avaliacao in vitro e in vivo de ligas porosas de Ti-13Nb-13Zr obtidas por metalurgia do po. 2008. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.