Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise citogenética de espécies e populações de Pseudopaludicola (Leptodactylidae, Anura)

Processo: 05/03645-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Shirlei Maria Recco-Pimentel
Beneficiário:Eduardo Rondelli Fávero
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Citogenética   Cariótipo   Anfíbios

Resumo

O gênero Pseudopaludicola compreende atualmente 11 espécies distribuídas pela América do Sul, sendo que sete delas foram relatadas para o Brasil. As relações inter- e intra-genéricas de Pseudopaludicola permanecem pouco conhecidas. A espécie P. falcipes, em especial, apresenta variação intra-específica no número de cromossomos, merecendo um estudo mais detalhado de sua taxonomia. De modo geral, existem poucas informações citogenéticas para o gênero Pseudopaludicola e, em sua maioria, se restringem à determinação do número e análise do cariótipo por métodos de coloração convencionais. Encontram-se na literatura cariótipos atribuídos a P. falcipes, com variação do número de cromossomos de 2n=16 a 20 nas populações de São José do Rio Preto e Minas Gerais, e de P. ameghini (atualmente considerado sinônimo sênior de P. mystacalis). A análise citogenética mais detalhada de Pseudopaludicola, tanto daquelas populações (identificadas como P. falcipes) que apresentaram variação no número de cromossomos quanto de outras regiões do país e a caracterização das espécies coletadas em suas localidades-tipo, poderá contribuir para uma melhor compreensão dos processos envolvidos na diversificação dessas populações e auxiliar na sistemática desse gênero. Para o mestrado do aluno Eduardo Rondelli Fávero serão estudadas populações de P. falcipes da região noroeste do Estado de São Paulo e de P. saltica de Minas Gerais, bem como exemplares dessas espécies provenientes de suas localidades-tipo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVERO, EDUARDO R.; VEIGA-MENONCELLO, ANA C. P.; ROSSA-FERES, DENISE C.; STRUESSMANN, CHRISTINE; GIARETTA, ARIOVALDO A.; ANDRADE, GILDA V.; COLOMBO, PATRICK; RECCO-PIMENTEL, SHIRLEI M. Intrageneric Karyotypic Variation in Pseudopaludicola (Anura: Leiuperidae) and Its Taxonomic Relatedness. ZOOLOGICAL STUDIES, v. 50, n. 6, p. 826-836, NOV 2011. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FÁVERO, Eduardo Rondelli. Caracterização citogenetica de especies e populações de Pseudopaludicola (Leiuperidae, Anura). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.